top of page

Riscos ocultos na compra de imóvel: Saiba como evitá-los para proteger seu patrimônio.

  • josianeaguiaradv
  • 2 de out.
  • 2 min de leitura
Foto de duas pessoas verificando a documentação de um imóvel

Comprar um imóvel é um grande passo, mas também pode trazer dores de cabeça quando não há atenção à parte jurídica. Muitos compradores se preocupam apenas com o preço e a localização, mas esquecem dos riscos ocultos na compra de imóvel.


Neste artigo, você vai entender quais são esses riscos ocultos e como evitá-los com a análise documental de imóvel feita por um advogado especialista em imóveis.


Quais são os principais riscos ocultos na compra de imóvel? Entre os problemas mais frequentes que afetam imóveis no Brasil, estão:

  • Dívidas tributárias e condominiais: As dívidas de IPTU e taxas condominiais, por serem dividas propter rem, acompanham o imóvel e podem recair sobre o novo comprador;

  • Ações judiciais: processos por dívidas do vendedor podem ocasionar em penhoras ou indisponibilidades de bens, podendo levar a perda do bem, caso o vendedor não possua patrimônio suficiente para cumprir com suas obrigações.

  • Irregularidades na matrícula ou escritura: Podem dificultar a transferência do bem e trazer enormes prejuízos financeiros ao comprador, com despesas extras e custos desnecessários.

  • Problemas ambientais ou de zoneamento: é muito importante verificar se o imóvel cumpre os requisitos ambientais ou de zoneamento para o fim pretendido.

    Por exemplo: Uma incorporadora compra um terreno com a finalidade de construir um empreendimento imobiliário, porém ao dar entrada no projeto arquitetônico junto prefeitura descobre que a área a ser construída ultrapassa o limite do potencial construtivo para lotes daquela determinada região, o que inviabiliza a execução do seu projeto.

  • Ocupações e disputas de posse: Situação muito comum em imóveis de posse, ou seja, que não possuem registro. Um exemplo comum: Uma pessoa possui um lote vago a venda, porém esse lote não possui registro e sequer está cercado ou murado; contudo, existe um litigio com vizinho no que se refere a divisa do imóvel.


    Esse tipo de situação pode trazer uma enorme insegurança para o comprador, pois além de ter dificuldades de realizar a construção do muro do seu imóvel por conta do impasse quanto a real divisa, poderá ter custos inesperados com a contratação de um advogado para defender a sua posse e resolver a situação.


Como evitar prejuízos com análise documental? A análise documental de imóvel faz parte da chamada due diligence imobiliária. Esse check-up identifica todos os riscos antes da assinatura do contrato, garantindo uma compra de imóvel segura.


Por que contratar assessoria jurídica imobiliária? Somente uma assessoria jurídica imobiliária especializada tem o conhecimento necessário para identificar riscos, interpretar documentos e orientar o comprador de forma segura. O investimento em um advogado evita prejuízos que podem ultrapassar centenas de milhares de reais.


Conclusão


Os riscos ocultos na compra de imóvel existem e são mais comuns do que se imagina. Para garantir uma negociação tranquila, a melhor escolha é contar com um advogado especialista em imóveis.

👉 Se você está prestes a comprar um imóvel, entre em contato e saiba como nosse escritório pode te ajudar a proteger o seu investimento.




Comentários


bottom of page